OS 5 PRINCIPAIS COGUMELOS FUNCIONAIS
CONTEÚDO
Existem cerca de 2,2 a 3,8 milhões de espécies de fungos no planeta.
Até agora, apenas cerca de 120 mil foram classificados e nomeados.
Mas dentro desses 120 mil existem alguns cogumelos especiais que podem beneficiar a nossa saúde de maneiras incríveis. Eles ultrapassaram o padrão insanamente alto para serem reconhecidos como cogumelos “medicinais” ou “funcionais”.
Aqui estão os 5 principais cogumelos medicinais que você precisa conhecer.
1. JUBA DE LEÃO
Nome Científico : Hericium erinaceus
Usado principalmente para cognição, humor, concentração e saúde nervosa.
O poder secreto da Juba de Leão são dois compostos conhecidos como herecenonas e erinacenos, que podem atravessar a barreira hematoencefálica e promover a produção do “Fator de Crescimento Nervoso” (NGF).
O NGF protege os neurônios e pode ajudar no crescimento de novos.
Juba de Leão também é um delicioso cogumelo gourmet comestível, então não perca a oportunidade de fritar este!
2.REISHI
Nome Científico : Ganoderma lucidum
Conhecido como “cogumelo espiritual”, o Reishi é usado para relaxamento e sono, mas também para saúde imunológica e alergias.
É o cogumelo medicinal com maior história de utilização, aparecendo nos Clássicos da Matéria Médica há mais de dois mil anos!
Você pode saborear o Reishi como chá, mas é melhor se for extraído duplamente. Pode ser amargo devido à alta concentração de triterpenos, mas é isso que lhe confere benefícios únicos.
3. CORDYCEPS
Nome Científico : Cordyceps militaris
Conhecido como “cogumelo dos atletas”, Cordyceps é usado para energia, resistência e desempenho atlético.
Funciona melhorando a maneira como fornecemos oxigênio dos pulmões para o resto das células do corpo.
Os corredores adoram Cordyceps, mas os maiores benefícios são percebidos por aqueles que ainda NÃO atingiram o desempenho máximo.
Na natureza, este cogumelo cresce em insetos. Assustadoramente, ele assume o controle de seus cérebros, transformando-os em zumbis antes de sair de suas cabeças. Mas felizmente agora pode ser cultivado em substratos naturais, sem uso de insetos!
4. CAUDA DE PERU
Nome Científico : Trametes versicolor
Conhecido como o “defensor”, o Turkey Tail está repleto de compostos de suporte imunológico chamados “beta-glucanos”. Todos os cogumelos medicinais contêm beta glucanos fúngicos, mas o Turkey Tail está realmente em uma categoria à parte.
Nossos corpos estão programados para interagir com beta-glucanos. Pegar o Turkey Tail é como levar seu sistema imunológico para a academia: treiná-lo e transformá-lo em uma máquina de matar!
O rabo de peru cresce em troncos mortos e não há dúvida de que você já o viu antes (ou de um primo próximo) enquanto caminhava pela floresta.
5. CHAGA
Nome Científico : Inonotus obliquus
Este “cogumelo” é na verdade um conk estéril, feito de micélio Chaga e madeira de bétula. Parece um pedaço de carvão, mas está repleto de compostos de suporte imunológico e triterpenos benéficos.
Principalmente, é usado para imunidade, saúde digestiva e saúde da pele. Chaga também é um antioxidante muito poderoso.
Pode ser apreciado como chá, mas é melhor se for extraído duplamente com água e álcool.
Como Chaga tem um ciclo de crescimento tão complexo, ele precisa ser colhido de forma selvagem em bétulas.