0

Consultar

meus pedidos

Fale Conosco

Clique Aqui

Monitorar Envio

Rastrear pedido

0

O GUIA DEFINITIVO PARA COGUMELOS MEDICINAIS

Cogumelos como remédio não são um conceito novo.

Na verdade, os cogumelos medicinais têm sido usados ​​por algumas culturas há séculos – reverenciados pela sua capacidade de energizar, aumentar a imunidade e fornecer uma base para a saúde geral.

E isso é apenas o começo.

Hoje, pessoas  como você  estão começando a descobrir como esses cogumelos funcionais podem ajudar a melhorar a cognição e a saúde do cérebro, ajudar a dormir melhor, aliviar a ansiedade e o estresse e até mesmo reduzir alergias.

Os cogumelos estão realmente mudando vidas!

Os cogumelos medicinais também ocuparam o centro das atenções em laboratórios e clínicas em todo o mundo, à medida que mais pesquisas são feitas o tempo todo para determinar a ciência por trás dos benefícios relatados.

COGUMELOS ADAPTOGÊNICOS

Quer percebamos ou não, nossos corpos enfrentam um ataque de vários estresses todos os dias.

Para você, pode ser uma programação maluca que o impede de dormir o suficiente. Pode ser ter que passar o dia em um trabalho estressante.

Podem até ser tensões ambientais, como mudanças climáticas sazonais, ou substâncias tóxicas no ar que você respira todos os dias.

Os nossos corpos precisam de encontrar formas de “adaptar-se” a estas tensões para que possamos manter os nossos sistemas em equilíbrio saudável.

Os “adaptógenos” são uma classe muito especial de substâncias naturais – incluindo ervas, plantas e, claro, cogumelos – que nos ajudam a lidar com estes stresses de uma forma não específica.

Isso significa que eles ajudam a dar ao nosso corpo e mente exatamente o que eles precisam para se adaptar ao estresse e voltar ao equilíbrio.

Certos cogumelos, como Reishi e Cordyceps, têm uma longa história de uso como adaptógenos. A maioria das pessoas usará esses cogumelos de forma regular e consistente para obter todos os benefícios como adaptógenos.

COGUMELOS PARA IMUNIDADE

Nosso sistema imunológico é realmente a base para a saúde geral.

Se estiver subativo, ficamos suscetíveis a resfriados, gripes e outras doenças.

Por outro lado, se a resposta imunitária for hiperactiva, começamos a ligar os nossos próprios corpos através de inflamações e outras doenças auto-imunes mais graves.

De qualquer forma, se sua função imunológica ficar desequilibrada, você passará por maus bocados.

Talvez o benefício mais conhecido dos cogumelos medicinais seja a sua capacidade de modular o sistema imunológico. É um conceito semelhante a um adaptógeno: os cogumelos podem estimular o sistema imunológico quando ele está com baixo desempenho e retardá-lo quando fica fora de controle.

Basicamente, eles podem definir sua imunidade para o piloto automático.

A razão pela qual isto funciona é porque as células-chave do nosso sistema imunológico têm uma afinidade naturalmente forte com os polissacarídeos fúngicos, pequenos compostos encontrados no corpo de frutificação do cogumelo.

HISTÓRIA DO USO DE COGUMELOS

Em 1991, os cientistas descobriram o corpo de um homem antigo, mumificado sob o gelo, na fronteira entre a Itália e a Áustria. Mais tarde, ele recebeu o nome de “Otzi” e acredita-se que tenha vivido por volta de 3.300 aC.

Otzi era um viajante e não gostaria de se sobrecarregar carregando algo desnecessário.

É por isso que é tão interessante que entre os seus poucos bens não havia uma, mas duas espécies de cogumelos!

O primeiro foi o Tinder Fungus (Fomes fomentarius), um cogumelo tradicionalmente usado para ajudar a iniciar incêndios – bastante prático para um viajante alpino!

Mas o outro cogumelo encontrado em sua bolsa foi um poliporo de bétula (Piptoprus betulinus) – um poderoso cogumelo medicinal conhecido por suas poderosas propriedades antiparasitárias, antiinflamatórias e antibióticas.

É muito provável que Otzi estivesse realmente usando esse cogumelo funcional para se livrar do tricurídeo.

Isto mostra que mesmo há 5000 anos, as pessoas conheciam – e utilizavam – cogumelos medicinais.

Esta tradição continuou ao longo da história, já que muitas culturas ao redor do mundo têm a reputação de usar cogumelos medicinais para benefícios terapêuticos.

Os cogumelos são especialmente prevalentes na Medicina Tradicional Chinesa, com usos de Reishi (conhecido como ling-zhi) que remontam a 2.000 anos. Reishi é considerado o “Cogumelo da Imortalidade” e já foi reservado apenas para a realeza e imperadores na China antiga.

A China ainda desempenha um papel central na distribuição destes incríveis cogumelos medicinais ao mundo e é onde a grande maioria dos cogumelos medicinais é cultivada de forma especializada.

TIPOS DE COGUMELOS MEDICINAIS

Qual é a diferença entre cogumelos medicinais e cogumelos comestíveis? Alguns cogumelos podem ser as duas coisas?

Estima-se que existam mais de 1,5 milhão de espécies de fungos no planeta Terra. Na verdade, acredita-se que os fungos representem cerca de 25% da biomassa mundial!

No entanto, apenas uma pequena fracção do total de espécies é considerada como tendo propriedades medicinais excepcionais – e apenas cerca de uma dúzia de espécies foram seriamente investigadas quanto aos seus benefícios.

Sem dúvida, receber a honra de ser chamado de “cogumelo medicinal” é um desafio muito alto a ser ultrapassado.

Então, quais são os benefícios dos cogumelos medicinais e quais cogumelos são especiais o suficiente para serem cortados? Vamos olhar mais de perto.

1. CORDYCEPS ( C. SINENSIS E C. MILITARIS )

Você pode pensar no Cordyceps como o “cogumelo energético”. As pessoas usam Cordyceps para:

  • Performance atlética
  • Aumento de energia e resistência
  • Função pulmonar melhorada (asma e bronquite)
  • Função sexual

Ophiocordyceps sinensis é uma espécie de Cordyceps que cresce naturalmente no alto das montanhas do Tibete.

Ele também tem um ciclo de vida incrivelmente estranho.

Os esporos deste cogumelo parasitam os cérebros das lagartas, transformando-as essencialmente em pequenos zumbis contorcidos. As lagartas são compelidas pelo cogumelo a viajar para um local adequado, para que possam morrer e ter um fruto do cogumelo Cordyceps na cabeça.

Felizmente, os humanos não são afetados da mesma forma e não precisam se preocupar em se transformarem em zumbis. Na verdade, o efeito que o Cordyceps tem nos humanos é exatamente o oposto, proporcionando maior energia, resistência e desempenho atlético. ( 1 )

C. sinensis, também conhecido como “fungo da lagarta”, precisa absolutamente ser cultivado em insetos e evitou tentativas de cultivo comercial. É absolutamente necessário encontrá-lo e forrageá-lo na natureza.

Infelizmente, é extremamente raro e, por isso, também é proibitivamente caro.

Felizmente, existe uma versão vegana e livre de insetos do Cordyceps, conhecida como Cordyceps militaris, que pode ser facilmente cultivada em substratos naturais. C. militaris demonstrou ter propriedades muito semelhantes às muito procuradas C. sinensis, mas por uma fração do custo.

2. REISHI ( GANODERMA LUCIDUM )

Reishi é conhecido como o “Cogumelo da Imortalidade”. As pessoas usam este cogumelo para ajudar:

  • Modular o sistema imunológico
  • Reduza os efeitos colaterais da quimioterapia
  • Melhorar a energia e a agudeza mental
  • Reduza a ansiedade e durma melhor

Reishi cresce naturalmente em árvores e tocos de madeira nobre. Quando fresco, o corpo frutífero é incrivelmente vermelho e parece que alguém poliu recentemente a superfície. Apropriadamente, também é conhecido como “conk envernizado”

Sem dúvida, Reishi é um dos cogumelos mais fascinantes, bem estudados e conhecidos em todo o mundo…. mas definitivamente não pelo seu sabor.

Na verdade, se você fosse dar uma mordida neste cogumelo brilhante na floresta, provavelmente o cuspiria rapidamente.

Isso porque o Reishi não só é extremamente amargo, mas também tem uma textura tão dura quanto a madeira em que cresce. Felizmente, os mesmos compostos que tornam o Reishi impróprio para a cozinha também lhe conferem propriedades medicinais incríveis.

Um dos usos mais comuns do Reishi é para reduzir os sintomas de alergia. ( 3 ) Alguns alérgicos afirmam que o uso consistente desse fungo de sabor amargo permitiu que parassem completamente de tomar anti-histamínicos de venda livre.

Reishi também tem um efeito calmante, útil para pessoas que sofrem de ansiedade e outras formas de estresse crônico. Também pode ser usado como sedativo leve para pessoas que sofrem de insônia. ( 4 )

Tradicionalmente, o Reishi é preparado fervendo o corpo frutífero do cogumelo em água quente por várias horas, produzindo efetivamente um chá de sabor forte. Você também pode comprar pós pré-extraídos e encapsulados, que ajudam a obter os benefícios do Reishi sem combater o sabor amargo.

3. MAITAKE ( GRIFOLA FRONDOSA )

Maitake também é conhecido como “Galinha do Bosque” ou “Cabeça de Carneiro”. As pessoas usam Maitake para:

  • Apoie o sistema imunológico
  • Tratar problemas estomacais
  • Regular os níveis de açúcar no sangue
  • Ajudar outras formas de tratamento do câncer

Maitake é realmente um pacote completo.

Não é apenas um alimento gourmet de primeira linha (pergunte a qualquer chef!), É também um poderoso superalimento medicinal do qual praticamente qualquer pessoa pode se beneficiar.

Maitake tem uma alta concentração de beta-d-glucanos benéficos, que são retirados do corpo frutífero do cogumelo durante a extração com água quente.

Descobriu-se que os polissacarídeos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes, o que resulta em uma cascata de benefícios adicionais – como redução do colesterol, melhora da pressão arterial e ajuda no controle de peso. ( 5 )

Este cogumelo também pode ser útil no tratamento do câncer. Descobriu-se que extrações de Maitake, especificamente o polissacarídeo conhecido como fração MD, fornecem suporte ao sistema imunológico durante a quimioterapia. ( 6 )

4. SHIITAKE ( LENTINULA EDODES )

Shiitake é um cogumelo gourmet bem conhecido, comumente encontrado no supermercado.

Milhões de quilos de cogumelos Shiitake são cultivados todos os anos, perdendo apenas para o cogumelo botão comum. O shiitake é popular na culinária asiática, mas também é considerado um poderoso cogumelo medicinal.

Medicinalmente, o Shiitake é usado para:

  • Pele bonita e saudável
  • Suporte hepático
  • Controle de colesterol

Um polissacarídeo altamente purificado do Shiitake é licenciado no Japão como tratamento para câncer gástrico. ( 6 )

Através de estudos clínicos, outros compostos do Shiitake (eratidenina) mostram potencial para reduzir os níveis de colesterol ( 7 ).

5. CAUDA DE PERU ( TRAMETES VERSICOLOR )

Também conhecido como Coriolus versicolor, o rabo de peru é um pólipo belíssimo com gorros aveludados e estrias coloridas. Realmente lembra o rabo de um peru.

Não é considerado um cogumelo gourmet, pois é muito duro para ser consumido fresco ou seco.

Normalmente, o rabo de peru é usado para fazer uma extração com água quente.

Medicinalmente, o rabo de peru é usado para apoiar o sistema imunológico e como complemento aos tratamentos tradicionais contra o câncer. ( 8 )

Turkey Tail contém dois notáveis ​​polissacarídeos PSK (Krestin) e PSP (peptídeo polissacarídeo), que foram estudados para aumentar a produção de células imunológicas e melhorar o resultado de pacientes com câncer. ( 9 )

Cauda de Peru é um cogumelo que também é comumente usado em cães!

6. CHAGA ( INONOTUS OBLIQUUS )

Este fungo é uma fonte densa de antioxidantes e é mais comumente usado para:

  • reduzindo os danos dos radicais livres
  • desintoxicação
  • Suporte imune
  • relaxamento e alívio do estresse

Acredita-se que Chaga também ajuda com distúrbios digestivos ( 10 ) e atua como um antiviral ( 11 ).

Acredite ou não, o verdadeiro cogumelo Chaga não é na verdade um cogumelo – mas um “esclerócio” – uma massa de micélio Chaga e madeira das bétulas onde cresce.

Também não parece um cogumelo. Chaga é parasita e cresce como uma massa preta e dura na parte externa das bétulas. O interior da massa é marrom mais claro ou laranja.

Chaga é muito difícil de ser comido. Em vez disso, Chaga precisa ser moído até formar um pó fino e depois extraído com água quente, álcool ou ambos.

7. TREMELLA ( TREMELLA FUCIFORME )

Tremella é considerada o “cogumelo da beleza” e é tradicionalmente usada para anti-envelhecimento e saúde da pele. Você pode ver Tremella em aplicações cosméticas, uma vez que os compostos deste cogumelo são bons para retenção de umidade e proteção da pele. ( 12 )

Tremella também foi estudada para a saúde do cérebro e para melhorar o comprometimento da memória. Pesquisas em ratos mostraram que os polissacarídeos bioativos em Tremella podem aumentar a atividade da superóxido dismutase no cérebro e no fígado, o que apoia os supostos benefícios anti-envelhecimento. ( 13 )

8. JUBA DE LEÃO ( HERICIUM ERINACEUS )

Este cogumelo de aparência engraçada é um dos especiais, sendo ao mesmo tempo um cogumelo culinário delicioso e uma potência medicinal.

Nos últimos anos, também se tornou um dos cogumelos mais populares devido aos seus supostos benefícios para estimular o cérebro.

Demonstrou-se que Lion’s Mane estimula a produção de NGF (fator de crescimento nervoso), um importante composto envolvido no crescimento, manutenção e proteção dos neurônios cerebrais. Também desempenha um papel importante na imunidade. ( 14 )

Lion’s Mane também foi estudado por seu potencial em reduzir sintomas de ansiedade e depressão. Um estudo mostrou pacientes relatando aumento da sensação de bem-estar com o consumo de 2 gramas por dia. ( 15 )

9. ENOKI ( FLAMULINA VELUTIPES )

Enoki é um dos cogumelos mais cultivados no mundo, com mais de 2,7 bilhões de kg cultivados anualmente, principalmente na China. Enoki é considerado principalmente um cogumelo culinário, mas também possui algumas qualidades medicinais interessantes.

Notavelmente, o Enoki foi estudado pelo seu potencial como anticancerígeno ( 16 ), antiviral ( 17 ) e pelo seu potencial para melhorar a resposta alérgica. ( 18 )

TIPOS DE SUPLEMENTOS

“ Método de extração, corpo de frutificação, micélio no grão?!?! Eu pensei que cogumelos eram apenas cogumelos? 

O mundo dos suplementos de cogumelos pode ser confuso para os recém-chegados.

Isso porque existem muitos métodos diferentes para fazê-los e métodos diferentes para tomá-los. Pior ainda, muitos fabricantes de suplementos não são honestos sobre o que estão vendendo.

Sem dúvida, pode ser um pouco cansativo aprender sobre tudo isso. Como você deve saber o que é certo para você?

A verdade é que coisas diferentes funcionam para pessoas diferentes – e é realmente a eficácia do produto que mais importa. Portanto, se você decidir usar um suplemento de cogumelos, provavelmente deverá saber exatamente o que está tomando.

As duas coisas mais importantes para entender são:

  1. Como os cogumelos são produzidos (se é que são produzidos)
  2. Qual método de extração é usado (se houver)

MÉTODOS DE PRODUÇÃO

CORPO INTEIRO DE FRUTIFICAÇÃO

O termo “corpo frutífero inteiro” refere-se ao que a maioria das pessoas pensa quando pensa em cogumelos.

É o verdadeiro “cogumelo” que cresce na árvore, no tronco ou no toco – e provavelmente é o material de que você esperaria que fosse feita a maioria dos suplementos de cogumelos.

O corpo frutífero contém a maior concentração de compostos ativos que conferem aos cogumelos funcionais suas propriedades benéficas. Tradicionalmente, esta é a parte do cogumelo que tem sido utilizada para fins funcionais.

Antes que o cultivo em laboratório fosse possível, os médicos colhiam corpos frutíferos na natureza e os usavam para fazer chá.

O problema é que o cultivo de corpos frutíferos de cogumelos é muito caro. Para serem economicamente viáveis ​​para uso comercial, precisam ser cultivadas por especialistas em grande escala.

Felizmente, existem produtores especializados no exterior (principalmente na China) que cultivam cogumelos organicamente há centenas de anos – e sabem como produzir um produto de alta qualidade.

Na verdade, a China produz mais de 85% dos cogumelos do mundo, e praticamente qualquer produto de cogumelo com “corpo frutífero inteiro” é originário desse país. Eles são realmente os maiores especialistas mundiais no cultivo de cogumelos de qualidade.

GRÃO MICELIADO

A outra parte do cogumelo é conhecida como “micélio” e algumas pessoas referem-se a ela como “raízes” do cogumelo. É uma substância branca e fibrosa que se expande incessantemente em busca de nutrientes, até decidir produzir um cogumelo de verdade.

Você pode pensar nisso como uma macieira. Se o “corpo frutífero” for a maçã, então o “micélio” seria o resto da árvore. Claro, geralmente preferimos consumir a maçã!

Se você quiser ver o micélio, retire um pouco de musgo ou cave cerca de 2,5 cm no chão na próxima vez que estiver na floresta. É quase certo que você verá finos fios de micélio se espalhando pelo chão da floresta.

O micélio também pode se propagar rapidamente em condições estéreis no laboratório. Alguns fabricantes tiraram vantagem disso produzindo enormes quantidades de micélio cultivado em trigo, aveia, centeio, sorgo, arroz integral ou outros grãos. O amido de grão fornece uma nutrição perfeita para um rápido crescimento micelial.

É por isso que às vezes você vê o termo “micélio em grãos” ao pesquisar suplementos de cogumelos. Isso significa que o produto foi feito de micélio que cresceu em grãos e nenhum cogumelo real foi frutificado.

Este é um método de produção muito mais barato e é a razão pela qual pode ser produzido de forma viável nos EUA. Esses cogumelos “cultivados nos EUA” são quase sempre micélio em grãos, a menos que sejam feitos em quantidades muito pequenas. É por isso que você verá coisas como “arroz integral miceliado” ou “aveia miceliada” na lista de ingredientes.

Esses pós também terão o mesmo sabor e cheiro, independentemente do “cogumelo” usado. Isso ocorre porque a grande maioria do produto final é apenas amido de grão, contendo muito poucos compostos benéficos reais. Normalmente, o nível de beta-d glucanos não será listado na embalagem.

ESPECTRO COMPLETO

O termo “espectro completo” é mais um termo de marketing.

Parece significar que todo o organismo do cogumelo é utilizado – corpo frutífero e micélio. O problema é que não está claro o que realmente significa este termo – e até mesmo alguns fabricantes parecem usá-lo sem realmente explicar o que querem dizer com ele.

MICÉLIO PURO

O micélio não precisa necessariamente ser cultivado em grãos. Também pode ser cultivada em “cultura líquida”, grandes cubas de líquido rico em nutrientes. O micélio flutua em suspensão e cresce alegremente no líquido.

Este micélio puro pode ser filtrado do líquido, seco e transformado em suplemento de cogumelo. O resultado é uma forma altamente concentrada de micélio de cogumelo, sem quaisquer enchimentos amiláceos adicionais que você obtém com o micélio em grãos.

Às vezes faz sentido fazer isso. Por exemplo, alguns cogumelos são difíceis ou impossíveis de cultivar, embora o micélio seja fácil de propagar em líquido.

Cordyceps sinensis é um desses cogumelos. Na natureza, cresce em insetos e até agora evitou tentativas de cultivo. O micélio de uma cepa de cordyceps, “CS-4”, demonstrou ter propriedades benéficas semelhantes às do próprio cogumelo. Cultivá-lo em cultura líquida permite a fácil propagação do cogumelo sem adicionar enchimentos desnecessários, como grãos.

ESPOROS E ÓLEO DE ESPOROS

Em vez de sementes, os cogumelos usam esporos para se reproduzirem. Os esporos são quase sempre liberados pelas brânquias ou poros na parte inferior do corpo frutífero do cogumelo. Se processados ​​corretamente, esses esporos podem ter propriedades benéficas notáveis.

Um tipo comum de cogumelo do qual os esporos são colhidos é o cogumelo Reishi. Os esporos são normalmente coletados colocando um tubo de papelão ao redor do corpo do fruto quando ele está pronto para liberar os esporos. Uma vez coletados, os esporos são “quebrados” por aquecimento ou forçando-os através de rolos polidos. Isso torna os compostos benéficos biodisponíveis.

Os esporos rachados podem ser adquiridos em pó puro, mas às vezes você os verá suspensos em óleo e vendidos como “óleo de esporos”.

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO

Os compostos benéficos dos cogumelos, como os beta-D glucanos, triterpenos e esteróis, não são facilmente absorvidos pelo nosso corpo. Isso ocorre porque eles estão “presos” nas paredes celulares do corpo frutífero do cogumelo, e a química do nosso corpo não está preparada para processar adequadamente esse material resistente.

É a mesma razão pela qual comemos muitas plantas para obter fibras – nosso corpo não consegue quebrá-las adequadamente, então elas fornecem alimentos grosseiros para nosso sistema digestivo.

Para serem mais eficazes, os cogumelos precisam passar por um processo de extração. Isso normalmente é feito por extração com água quente ou extração com álcool. Em alguns casos, esses processos são feitos em sequência, produzindo um produto de dupla extração.

O método de extração é importante porque determina quais compostos são mais biodisponíveis.

EXTRAÇÃO DE ÁGUA QUENTE

A extração com água quente é o método tradicional de processamento de cogumelos medicinais. Isso ocorre porque um dos compostos mais estudados e importantes nos cogumelos é solúvel em água. Este composto é o beta-d glucano, um tipo muito especial de polissacarídeo que possui propriedades imunomoduladoras.

Antes das modernas instalações de processamento, a extração de água quente era feita simplesmente pela preparação de um chá. Os cogumelos às vezes eram moídos até virar pó ou rasgados em vários pedaços para fornecer mais área de superfície para extração. Eles foram então mergulhados em água quente por várias horas para fazer o chá.

Hoje, o mesmo processo ocorre, mas em escala muito maior. Os corpos frutíferos dos cogumelos são cozidos em água quente por várias horas. Como um líquido não é um bom método de distribuição, o extrato é geralmente “seco por spray” e transformado em um pó fino que pode ser encapsulado ou adicionado a alimentos, chá, café ou smoothies pelo consumidor final, sem a necessidade de processamento adicional. .

EXTRAÇÃO DE ÁLCOOL

Alguns compostos, como triterpenos e esteróis, não são solúveis em água. Para torná-los mais biodisponíveis, deve ser realizada uma extração com álcool.

Os cogumelos são embebidos em grandes cubas de álcool e depois o líquido é seco até formar um pó fino. Às vezes, os extratos de álcool também são vendidos como tintura. Existe alguma preocupação de que a extração com álcool possa realmente desnaturar alguns dos outros compostos benéficos e pode não ser tão eficaz quanto os extratos aquosos.

Mais pesquisas sobre a eficácia dos diferentes métodos ainda precisam ser feitas.

EXTRAÇÃO DUPLA

A extração dupla é feita realizando uma extração com água quente e uma extração com álcool – e depois combinando o produto final. Pode ser vendido em pó ou em tintura.

Às vezes isso é feito por dois processos separados e depois combinados. Outras vezes, a extração pode ser realizada utilizando uma mistura de água/álcool em uma única etapa.

Suplementos de extração dupla tornam todos os compostos benéficos dos cogumelos medicinais biodisponíveis, mas existem algumas desvantagens. A principal preocupação é que esses pós de extração dupla conterão, na verdade, menos beta-D glucanos benéficos do que apenas os extratos de água quente.

E QUANTO À TAXA DE EXTRAÇÃO?

Freqüentemente, os produtos medicinais à base de cogumelos também destacam o nível de concentração. Você verá coisas como 1:1, 8:1 etc.

Porém, tenha cuidado, porque essas concentrações às vezes são afirmações duvidosas (100:1??) feitas para fazer parecer que o produto é mais poderoso ou concentrado – e podem não ser verdade.

Tudo o que essa proporção significa é quanto produto de cogumelo real foi usado para fazer o produto final. Uma proporção de extrato de 1:1 significa que 1 quilo de cogumelos foi usado para fazer 1 quilo de extrato. Um 8:1 significaria que 8 libras de corpo de fruta de cogumelo foram usadas para fazer 1 libra de extrato. Métodos de processamento inadequados geralmente levam a taxas de extração mais altas, apenas porque a extração é menos eficiente.

A extração com água quente sempre tentará extrair o máximo possível de compostos benéficos do cogumelo, o que será diferente dependendo do cogumelo.

Reishi, por exemplo, tem um corpo frutífero duro e pouco material pode ser extraído em água quente. É por isso que Reshi tem uma proporção natural de extração de água quente de cerca de 16:1.

Lion’s Mane, que tem uma proporção de extração natural em torno de 4:1, tem um corpo de fruta muito mais macio.

É mais importante que a tabela de fatos do suplemento realmente liste a porcentagem de compostos ativos no produto, que pode ser testada após a extração.

COMPOSTOS BENÉFICOS

É claro que por trás da “mágica” destes cogumelos medicinais estão os compostos benéficos, as moléculas reais que interagem com as células do seu corpo e fazem tudo acontecer.

Há uma variedade incrível de compostos que podem ser encontrados em cogumelos funcionais – e mais pesquisas estão sendo feitas o tempo todo. Mesmo dentro destes subgrupos de compostos, cada espécie de cogumelo pode produzir moléculas com formas ligeiramente diferentes, que afetam os nossos sistemas de maneiras diferentes.

É por isso que diferentes cogumelos parecem ter o seu próprio “superpoder”, ou diferentes efeitos benéficos que podem ter na nossa saúde.

1. BETA-D GLUCANOS

Os beta-glucanos são alguns dos compostos mais conhecidos e estudados em cogumelos. Também é fácil testar a presença de beta-glucanos fúngicos em extratos de cogumelos, e você frequentemente verá isso impresso nas informações nutricionais de qualquer suplemento de cogumelos.

Beta-d glucanos são polissacarídeos – moléculas compostas por longas cadeias de açúcares. Essas moléculas são imunomoduladoras e podem apoiar sistemas imunológicos hiperativos e subativos.

2. ESTERÓIS

Os cogumelos também contêm uma variedade de esteróis, sendo o mais comumente estudado o ergosterol. As extrações de ergosterol foram estudadas quanto à atividade antitumoral (ref) e acredita-se que tenham atividade antienvelhecimento.

Quando exposto à luz UV, o ergosterol é convertido em vitamina D2. É por isso que alguns cogumelos comerciais são tratados com luz ultravioleta antes de serem vendidos no supermercado.

3. TERPENÓIDES

Os terpenóides são compostos solúveis em gordura estudados por suas habilidades antivirais e antibacterianas. Eles também são considerados poderosos agentes antiinflamatórios.

COMO TOMAR COGUMELOS

Existem várias maneiras diferentes de consumir cogumelos funcionais, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.

O que é certo para você pode não ser certo para outra pessoa.

Dito isto, é importante entender quais opções você tem para escolher, para que possa escolher o que funciona para você.

1. EXTRAIR PÓS

Os extratos em pó são uma das formas mais puras, versáteis e eficazes de ingerir cogumelos medicinais. Eles também são geralmente os mais econômicos – proporcionando mais benefícios pelo seu investimento.

Esses pós estão disponíveis em uma variedade de espécies diferentes e são produzidos por extração com álcool, extração com água ou ambas.

Eles são fáceis de adicionar ao café, chá, smoothies ou qualquer outro alimento. Muitos cogumelos funcionais têm sabor neutro ou “terroso” e são facilmente palatáveis. Algumas espécies, como Cordyceps ou Reishi, podem ter sabores muito distintos que podem ser desagradáveis ​​para pessoas com paletas sensíveis. Ainda assim, o sabor pode ser facilmente mascarado em smoothies ou outros alimentos.

Os extratos em pó também facilitam a titulação da dose e a mistura de qualquer combinação de cogumelos que melhor lhe convier. Algumas pessoas gostam de “empilhar” certas espécies, e esses pós tornam isso perfeitamente fácil.

2. CÁPSULAS

As cápsulas podem ser outra ótima opção para você conseguir seus cogumelos!

As cápsulas são convenientes, não requerem preparação extra e são fáceis de transportar. Isso é ótimo, já que viajar é quando você precisa que seu sistema imunológico esteja em ótima forma.

As cápsulas da mais alta qualidade conterão apenas extrato de cogumelo em pó puro. Freqüentemente, enchimentos ou “auxiliares de fluxo” serão usados ​​para facilitar o processo de fabricação. Se você puder evitar o uso de cápsulas com ingredientes extras, provavelmente valerá a pena.

Você também deve considerar a composição do invólucro da cápsula. Procure cápsulas naturais, sendo as cápsulas vegetais ou cápsulas “pullulan” a melhor opção.

3. TINTURAS

Você também pode usar tinturas, que são simplesmente um frasco conta-gotas de extrato líquido de cogumelo.

Freqüentemente, você verá extrações com álcool ou extrações duplas em forma de tintura. As tinturas são fáceis de usar e fáceis de controlar a dose.

4. COGUMELOS FRESCOS INTEIROS

Alguns cogumelos, como Juba de Leão ou Ostra, têm valor culinário e medicinal.

São ótimos complementos para muitos pratos!

Dito isto, sem a extração adequada, é menos provável que você obtenha todo o valor medicinal desses cogumelos.

Os cogumelos não devem ser comidos crus, pois têm paredes celulares duras que o nosso corpo não consegue quebrar adequadamente.

5. COGUMELOS SECOS

Muitos cogumelos também podem ser comprados secos, e corpos de frutificação secos são usados ​​como ingredientes crus para preparar extratos de cogumelos em pó.

A melhor forma de utilizar cogumelos secos é preparar uma extração com água quente fazendo um chá.

Você também pode fazer uma extração alcoólica ou dupla embebendo os corpos frutíferos em álcool por vários dias.

A simples ingestão de cogumelos secos (inteiros ou em pó) não proporcionará o máximo benefício à saúde, uma vez que os compostos benéficos não estarão biodisponíveis.

6. PRODUTOS COM INFUSÃO DE COGUMELOS

Café de cogumelo, proteína em pó de cogumelo, colágeno de cogumelo, elixires de cogumelo, a lista é infinita.

Existem mais maneiras do que nunca de obter cogumelos em sua vida!

Apenas certifique-se de que os produtos realmente contenham doses eficazes de cogumelos e que os cogumelos sejam devidamente extraídos e preparados para que você possa obter o máximo benefício.

7. EMPILHAMENTO DE COGUMELOS COM OUTROS PRODUTOS

Muitas pessoas “empilharão” cogumelos com outros produtos. Por exemplo, adicionar cogumelos ao café, fazer seus próprios elixires de cogumelos com outros superalimentos em pó, a lista é realmente interminável.

MELHOR HORA PARA COMER COGUMELOS

Fala-se muito sobre a melhor hora para tomar cogumelos medicinais.

Em geral, porém, não parece importar a hora do dia em que os cogumelos são usados. Os principais benefícios dos cogumelos atuam durante longos períodos de tempo e uso consistente, independentemente da hora do dia.

Alguns cogumelos, no entanto, podem ter efeitos sedativos ou energizantes agudos para alguns, e por isso faz sentido pelo menos considerar se isso será uma preocupação para você.

Reishi  é um exemplo de cogumelo que pode ter efeitos mais agudos. É frequentemente usado como um auxílio para dormir ou transformado em um tônico relaxante para ajudar as pessoas a relaxar à noite. Dito isto, é pouco provável que cause sonolência se for tomado de manhã ou à tarde.

Já o Cordyceps tem um efeito energizante, que parece ser muito mais comum. Algumas pessoas experimentam algo semelhante à cafeína. Por este motivo, é melhor evitar o Cordyceps à noite para que não afete o seu sono. É claro que nem todos reagem da mesma maneira – então isso pode não fazer diferença para você.

Juba de Leão  traz benefícios para a função cognitiva, criatividade e clareza mental. Para alguns, isto é agudo – o que significa que podem sentir a diferença imediatamente. Para outros, os efeitos requerem uso prolongado e consistente para notar um efeito. Se Lion’s Mane ajuda você a se concentrar no curto prazo, faz sentido adotá-lo quando precisar se concentrar ou ser criativo. Talvez coloque um pouco no seu café quando precisar trabalhar em um grande relatório ou tarefa.

DOSE DE EXTRATO DE COGUMELO

A espécie e a dose adequadas variam muito dependendo do que você está tentando alcançar.

Em geral, se você deseja tratar uma condição específica, é melhor entrar em contato com um médico ou outro profissional de saúde que possa avaliar suas necessidades específicas e oferecer um programa que funcione para você.

DOSE DE MANUTENÇÃO PARA PESSOAS SAUDÁVEIS

Para pessoas saudáveis ​​que desejam apenas se beneficiar dos benefícios de reforço imunológico, cognitivo ou energético dos cogumelos, uma boa dose está na faixa de 1-2 gramas por dia.

Para os nossos extratos de água quente, recomendamos 1 grama por dia como uma boa dose. Isso pode ser aumentado ou diminuído dependendo do que está funcionando para você.

DOSES MAIS ALTAS PARA CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

Como mencionado acima, condições específicas normalmente requerem doses mais elevadas para eficácia máxima.

Isso pode variar de 3 gramas a até 9 gramas por dia. Se você está pensando em usar esse nível de dose, é melhor consultar um profissional de saúde natural ou outro profissional médico.

EFEITOS COLATERAIS DOS COGUMELOS

Os cogumelos são geralmente reconhecidos como seguros, o que significa que não são susceptíveis de causar danos quando utilizados como pretendido.

Dito isto, é possível que certos indivíduos tenham reações adversas, ou mesmo respostas alérgicas a cogumelos medicinais.

Tal como acontece com qualquer produto de saúde ou nova substância, é melhor introduzi-lo lentamente para garantir que você não é um dos raros indivíduos que reagem negativamente aos extratos de cogumelos.

Fredy Gutierrez

Olá, meu nome é Fredy. Dediquei muito tempo para aprender tudo sobre o incrível mundo dos cogumelos – e adoraria compartilhar essa informação com você! Sou particularmente apaixonado por cultivar cogumelos e por ensinar outras pessoas a fazer o mesmo.

MENU COMPLETO RISOTO_11zon
MENU KIT CULTIVO JUBA DE LEAO (3)
BENEFICIOS COGUMELO DO SOL
BENEFICIOS SHIITAKE
MENU COMPLETO RISOTO_11zon
14
13
12
KIT CULTIVO COGUMELOS EM CASA (1) cópia
MENO JUBA DE LEAO PARA PET (2)

Adicione aqui o texto do seu título